CASA EM CAXIAS
A casa está inserida num loteamento que estabelece de forma rigorosa as áreas de construção possíveis, número de pisos e afastamentos aos limites do lote. O lote apresentava a contradição de ter o maior espaço de jardim e a vista virados para Norte, uma exposição solar menos favorável. Acrescia a este dado, a vontade, por parte dos clientes, de que os espaços comuns abrissem de forma generosa para o exterior, nomeadamente para a zona da piscina.
Dada a inclinação considerável do terreno, o piso da cave (estacionamento, arrumos e áreas técnicas) constitui, com o terraço da piscina, um socalco onde pousam os dois pisos superiores.
No piso térreo, o espaço da sala abre simultaneamente para Norte (terraço da piscina e vista aberta para o vale) e para Sul (pátio/jardim fechado, ocultando as vistas da rua), resolvendo assim a contradição entre vista e boa orientação solar.
A casa assume para a rua um aspeto relativamente fechado que é, quando se entra, imediatamente contrariado com a vista para o pátio e, mais à frente, com a transparência para o terraço a Norte. O pátio sul e o terraço norte constituem, em conjunto com o interior, um grande espaço contínuo de ocupação informal e descontraída.
No primeiro andar, os quartos beneficiam da orientação a Sul e são espaços mais protegidos da envolvente, pela dimensão e posição das janelas, de parapeitos altos e com um sistema de portadas que permite regular a relação com o exterior.
LOCALIZAÇÃO:
ÁREA DE CONSTRUÇÃO:
PROJETO:
CLIENTE:
ESTABILIDADE:
INSTALAÇÕES TÉCNICAS:
ARQUITETURA PAISAGISTA:
Caxias
370 m2
2016-2018
Privado
PPE, Planeamento e Projectos de Engenharia lda.
Espaço Energia, Gabinete de Estudos e Projectos lda.
Baldios Arquitetos Paisagistas