top of page

CASA EM BELAS

O local do projeto é um empreendimento habitacional em torno de um campo de golfe, relativamente isolado num contexto, até há pouco, iminentemente rural. O lote, de dimensão razoável, desce na direção nascente, para onde se abre, desimpedida de vizinhança, uma vista para um vale suave, ocupado pelo campo de golfe.

Perante esta realidade, o projeto recria uma paisagem natural imaginária, alterando o menos possível a topografia existente e recorrendo a espécies vegetais autóctones. A casa implanta-se nesta paisagem, com uma configuração em L, encostada aos limites Norte e Nascente da zona permitida para edificação.

O corpo Nascente, de um piso, contém a sala, amplamente envidraçada, que flutua na paisagem, entre o jardim mais privado e a ampla vista aberta para o vale.

O corpo a Norte, com dois pisos, contém um escritório no piso inferior e no superior os quartos. As zonas de circulação encostam-se à fachada Norte, bastante cega, protegendo a casa e o lote dos ventos e vista do lote adjacente. Os compartimentos abrem para o jardim a Sul, com exceção do quarto principal, que se abre para a vista do vale nascente. A cobertura do volume da sala é um terraço para usufruto dos quartos, aumentando a área exterior utilizável.

LOCALIZAÇÃO:
ÁREA DE CONSTRUÇÃO:
PROJETO:
CLIENTE:

ARQUITETURA:
ESTABILIDADE:
ELETRICIDADE:

ÁGUAS, ESGOTOS E GÁS:

TÉRMICA E ACÚSTICA:
ARQUITETURA PAISAGISTA:

Belas
450 m2
2004-2008
Privado
Castela/Caetano arquitectos (Tiago Castela e João Caetano)

ARA - Alves Rodrigues e Associados lda.

Eng.º Rúben Sobral

Engimodus, Engenharia e Gestão de Obras lda.

Natural Works

Armando Ferreira, Catarina Raposo e Samuel Alcobia

bottom of page